quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cultura e Lazer na Terceira Idade - 4ª e derradeira parte

A vida começa aos 60


Na atualidade a rotulação dada às pessoas da terceira idade, as quais são chamadas popularmente de “idosos”, não faz juízo a esse público que se tornou uma grande parte da população. Com a evolução da sociedade e da medicina a maioria não permanece mais em asilos ou até mesmo acamados decorrentes de problemas de saúde ocasionados pela idade, pois por meio de oportunidades proporcionadas e voltadas a estes, se tornaram mais independentes de familiares realizando atividades de Educação, Cultura, Esporte e Lazer que são registrados como seus direitos dos artigos 20 aos 25 do Estatuto do Idoso sob forma da Lei 10.741 de 01/08/2003.  Os direitos e garantias concedidos ao público da terceira idade podem ser vistos e analisados tanto pela internet, nos sites das prefeituras locais de suas respectivas cidades, como também buscando oportunidades de lazer que o governo do Estado de São Paulo proporciona.
A vida começa aos 60, uma vez que segundo o grande filosofo Aristóteles “A cultura é o melhor conforto para a velhice”.
                      
Disponível em:
·       http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10. 741.htm
·       http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8842.htm

·       http://www.senado.gov.br/legislacao/const/con1988/CON1988_22.12.2010/art_6_.shtm

Cultura e Lazer na Terceira Idade - 3ª parte

HOBBY NA TERCEIRA IDADE

A Fundação MGI foi fundada em 2002 e é uma instituição sem fins lucrativos, composta de uma sociedade efetuada entre a Prefeitura de Suzano e o CRASS. De inicio foi criada para cooperar com a comunidade através da educação e de uma melhor qualidade de vida, com foco em crianças e adolescentes. Hoje, porém, essa oportunidade foi aberta ao público da terceira idade.


De acordo com a Coordenadora do curso, Sra. Clélia o aumento da expectativa de vida e da qualidade de vida na terceira idade, tem feito com que os idosos se tornem mais independentes e procurem meios de viver mais e melhor, buscando novos aprendizados, amigos e lazer, exatamente o que a Fundação MGI oferece.

Entre os muitos cursos oferecidos semanalmente para eles, algumas das atividades são: pintura de pano, tricô, crochê, artesanato, canto, ginástica, informática entre outros.
Segundo a Sra. Nadir, 75 anos, que está na Fundação desde o início, as atividades “distraem a cabeça”, ela também disse que gosta muito de participar.

Todos os dias participam em torno de 30 senhoras, algumas já estão na Fundação há anos, outras são mais novas, porém todas afirmam que gostam muito de participar e de tudo que lhes é oferecido. Elas podem ir nos dias que preferirem (de acordo com a atividade da qual mais gostam) e fazer diversas atividades no mesmo dia.


Segundo o site A Terceira Idade, realizar tarefas simples, porém prazerosas no dia a dia ajudam a melhorar a auto-estima do idoso e ainda contribuem para o aumento da sua capacidade cognitiva. Por este motivo, é importante ocupar o tempo livre de maneiras diferentes e estimular cada vez mais o prazer pela vida.


Cultura e Lazer na Terceira Idade - 2ª parte

NO RITMO DA TERCEIRA IDADE


O grupo da terceiraidade.net passou um dia no Studio de Dança Baila Comigo, situado na cidade de Mogi das Cruzes.
O Studio está ativo desde 2006 e possui uma ampla sala de dança na qual os alunos se divertem aprendendo. O estilo de dança mais procurado é a dança de salão, a qual inclui diversos tipos de danças e ritmos, tornando tudo muito versátil e dinâmico.
O primeiro a ser entrevistado foi o professor de dança de salão Caio, o qual disse que ingressou na dança por influência de seus pais, e por ter se dedicado tornou-se professor. Ele ressaltou a importância do Studio de dança nos dias de hoje, pois a dança de salão com o tempo foi se distanciando das pessoas e com um Studio fica bem mais fácil aproximar isso novamente.
Logo após foi entrevistado um casal de idosos, o Sr. Gerem e a Sra. Neuza que estão há 45 anos casados. O Sr. Gerem contou que já dançava na sua juventude na cidade de São Paulo e que após anos de casado com a Sra. Neuza, conheceram a dona do Studio BC, Gisele, e tiveram aula com ela na Delegacia de Ensino, e quando a mesma abriu sua própria escola eles a acompanharam. Já faz três anos e meio que eles dançam a dança de salão e segundo eles a diversão é garantida!
A dança de salão é uma prática muito antiga que assume várias finalidades, finalidades essas que assumem caráter diversificado dependendo dos objetivos que se queiram atingir.
Ocorre no mundo todo um crescente número de idosos e esse número tende a ser cada vez maior com o passar do tempo, sabe-se que várias limitações são geradas através do acúmulo de idade.
A dança diante desse contexto vem de modo a contribuir para um melhor envelhecimento e através dos benefícios proporcionados por essa prática é possível envelhecer melhor e com mais disposição, pois a dança é uma das atividades físicas mais completas, e através dela é possível trabalhar o físico, o mental e o social.

 Disponível em:

·       http://www.efdeportes.com/efd124/analise-dos-beneficios-da-danca-para-a-terceira-idade.htm - Dia 22/04/2015 às 16h07’

·                                       http://www.bailacomigomogi.com.br/ - Dia 22/04/2015 às 15h25’

Cultura e Lazer na Terceira Idade - 1ª parte

UM DIA DE LAZER COM A 3ª IDADE
A Universidade da Terceira Idade, fundada em 1997, surgiu de uma parceria da Universidade Braz Cubas, primeira instituição de ensino da Região a implantar uma universidade da 3ª idade, e o Instituto Pró+Vida São Sebastião, com êxito tem proporcionado qualidade de vida e conhecimento entre várias faixas etárias, a UNAI é a oportunidade de um envelhecimento saudável, com a intenção de valorizar a vida e em destaque especial às pessoas acima de 45 anos alfabetizadas dispostas a se manter ativas. Estes alunos contam com vários benefícios, entre eles: descontos em teatros, museus, cinema, shows, passeios culturais, entre outros.

Com relação às matérias especialmente desenvolvidas para estimular o raciocínio e a memória, promover o conhecimento atual e a cidadania integrando os mesmos a sociedade, a UNAI oferece as disciplinas de psicologia, informática, nutrição, estratégia de memória, medicina alternativa, fisioterapia prática, teologia, filosofia, direito, entre outras atividades e uma série especial de oficinas, sendo elas, coral, artesanato, artes plásticas, yoga, ginástica, dança de salão, teatro entre outras atividades.
Com o objetivo de divulgar as atividades para os idosos, o blog TerceiraIdade.net fez uma entrevista com alunos, professor e a Coordenadora do projeto, para sabermos um pouco mais e de uma forma dinâmica expor para o conhecimento ao público e assim demonstrar que há vida após a aposentadoria. Visitamos no dia 11 de maio de 2015 a UNAI para conhecer de perto e entender melhor este trabalho, logo de cara, podemos constatar que o projeto abrange não só a terceira idade como também alunos a partir dos 45 anos, pois sabemos que a partir desta idade existe uma dificuldade de ingresso ao mercado de trabalho, por isso a UNAI criada como uma extensão para os pais dos alunos da Universidade Braz Cubas, participar de maneira divertida e assim interage com a sociedade mais jovem, agregando suas experiência de vida em os colocar em atividades para uma melhor qualidade de vida, sabendo que inúmeras doenças surgem pós aposentadoria.
Dentre os questionamentos feitos, destacamos que os motivos ao ingresso do projeto foram diversos, uns para não ficar em casa sem alguma atividade e outros alunos em busca de qualidade de vida, conhecimento e amizades. A aluna D. Neusa Faria Teixeira (73 anos), informa que se envolver no projeto foi a melhor coisa que aconteceu em sua vida, ao ouvir no rádio sobre atividades para idosos em Santa Catarina, ela integrou ao projeto, porém quando veio para Mogi das Cruzes, tratou logo de procurar estas atividades por aqui, foi quando conheceu a UNAI: “Quando mudei pra Mogi, fui procurar nas Universidades para saber onde tinha este projeto!”, ela disse que ficou tão feliz, que precisava continuar com os mesmos afazeres, foi quando descobriu a UNAI dentro da Universidade Braz Cubas, integrante há nove anos, diz que tudo isso mudou o dia a dia: “uma professora dizia, vocês vão viver mais 30, 40 anos, vocês vão ficar de pijama o dia inteiro vendo televisão? Com toda a sabedoria que vocês tem, com todo conhecimento que vocês tem? Não, vocês tem que sair do casulo, ir pra frente...”, informa D. Neusa, “realmente é maravilhoso, você se arruma, passa seu batom, se arruma para uma nova vida.” Tivemos a oportunidade de entrevistar também a senhora mais antiga dos integrantes, D. Dilma Pereira Albernaz (84 anos), com memória surpreendente, nos esclareceu, quais são os módulos que são ministrados no projeto, “eu sempre fui de procurar coisas pra fazer, sempre, mesmo quando ainda tinha meu marido sempre fiz ginástica, fazia natação e eu nunca gostei de ficar parada...”, comunica que está no projeto há 16 anos e o que mais estimula a continuar são as amizades que constituiu e depois o conhecimento de uma forma geral, “vocês podem achar que estou aqui há 16 anos fazendo a mesma coisa, não é bem assim, porque aqui tem a grade normal, depois que a gente completa tem festa de formatura e certificado, no começo era assim, eram 3 semestre de curso, depois passou a ser 3 anos, depois destes anos eu voltei aqui no ano seguinte e falei para a Juraci, que eu não quero sair e você não pode me proibir de vir aqui, o que eu vou ficar fazendo em casa?, então ela criou uma extensão, portanto temos o direito de escolher as matérias que queremos fazer, não sendo obrigada a seguir a grade... (risos)”, muito bem humorada, a D. Dilma informa que ama vir para o projeto e que só ira sair quando realmente não puder mais participar, finaliza.
Segundo o portal de medicina e saúde, hobbys em suas diversas formas, servem para aliviar o estresse do dia a dia, sejam eles: cantar, ler, escrever, fotografar, entre outros. No cotidiano dificilmente consegue-se manter o equilíbrio emocional, podendo ocasionar até doenças, por isso recomenda-se a realização de uma ação a qual a pessoa tenha prazer em estar ali.
Diante dos fatos, podemos identificar o quanto eles são felizes ao fazerem algo aquém de ficar em casa, tanto entre eles, quanto entre seus familiares, o quanto eles se sentem importantes em uma reunião de família, por conseguirem conversar da atualidade e passar ainda mais seus conhecimentos, este projeto valoriza esta qualidade de vida, portanto toda esta experiência nos agregou em compreender como a inclusão deles na sociedade os devolvem a dignidade.

Disponível em:
http://www.portalmedicinaesaude.com.br/blog_single49.html
http://unaiubc.com.br/coral.php

Acessibilidade e mobilidade

O direito ao Transporte Público de Deficientes

Acessibilidade o que a Lei diz?
Acessibilidade, evidente na Lei 10.048 de 11 de novembro de 2000 dá prioridade às pessoas portadoras de deficiência, e, disposto na Lei N° 10.098 de 19 de Dezembro de 2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, alcancem e manuseiem, com autonomia e segurança, os espaços urbanos e edificações e, assim facilitando que participem de atividades que incluem o uso de serviços e informação. No que desrespeita ao trânsito, caracteriza, ter ônibus e automóveis adaptados, guias rebaixadas, semáforos com sinais sonoros, ou seja, tornar simples o dia a dia dessas pessoas que tendem a ter um cuidado especial, principalmente atender as dificuldades para diminuir os obstáculos.
Disponível no site WWW.planalto.gov.br, aqui você encontra toda a legislação à respeito do assunto abordado, clique e conheça seus direitos:

Quais são as maiores dificuldades?
 Lugares inadequados
De um lado nos deparamos com a devoção para que essas pessoas sintam-se amparadas e incluídas pela sociedade, contrapartida nos deparamos com situações de escassez em municípios que fazem parte do Alto Tietê, que são um pouco mais afastados da capital que sofre vulnerabilidade em relação a Mobilidade, tais municípios deveriam se esforçarem nesse aspecto, não só para tornar-se um lugar melhor, fazer com que esses grupos sintam-se incluídos no princípio de isonomia.
Ainda existem lugares onde há a necessidade de reformas e adaptações no Alto Tietê:

Foto: Registra local de difícil acesso.

As estações

Em Mogi das Cruzes
Mogi das Cruzes é uma das primeiras cidades do país a ter 100% da frota de ônibus adaptada para transporte de cadeirantes. A frota é formada por ônibus novos e equipados com aparelho de GPS, que melhora a eficiência da fiscalização para evitar atrasos. Saiba mais:

 Frota de ônibus Mogi das Cruzes

O que você deve saber?
Em meio de tantos impasses, empresas que organizam praticamente toda a Mobilidade no Alto Tietê, como por exemplo, a EMTU (Empesa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), já tomou as devidas providências com relação a acessibilidade, adaptando toda frota de veículos, com os assentos especiais e requeridos em Lei, exigindo até dos proprietários das linhas que fazem parte do RTO (Reserva Técnica Operacional, conhecido como lotação) a adaptar seus respectivos veículos, com todos equipamentos exigidos.
Obtivemos um contato com um proprietário de RTO, Rogério Merces trabalha com o transporte de pessoas há 20 anos, e nos relata o desenvolvimento do transporte público: “Trabalho com lotação coligado à EMTU faz 20 anos, antigamente nada era exigido, tínhamos aquelas mini vans, e nada era adaptado, hoje com a exigência em lei a EMTU pressionou todos os parceiros à comprar veículos e adaptá-los para pessoas portadoras de necessidades especiais. A vistoria é bem rigorosa eles ficam atento à cada detalhe, visando a comodidade e a acessibilidade das pessoas”.

Veículo adaptado de Rogério.

Frota de veículos RTO adaptados.

 Acesse: http://www.emtu.sp.gov.br/EMTU/html/servicos-especial.html e conheça os serviços especiais oferecidos pela empresa que organiza o transporte de praticamente todo Alto Tietê.

O que deve conhecer?
Há de se citar também uma empresa de taxis situada na capital de São Paulo conhecida como VIA TAXI, que adequou os seus veículos com a intenção de melhorar a acessibilidade dos cadeirantes. Eles disponibilizam o atendimento 24 horas por dia.


Veículo integrante da empresa Via Taxi

Para mais informações acessem:
ou liguem: 3066-5050
 Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência
A Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência é um órgão integrante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e atua na articulação e coordenação das políticas públicas voltadas para pessoas com deficiência. Além de trazer notícias sobre todos os direitos para pessoas com deficiência, disponibiliza conteúdos para capacitação em acessibilidade e um manual completo de orientação e apoio para pessoas com deficiência. É interessante visitar os seguintes sites:

Passe Livre
É importante salientar, e informar sobre o benefício do Passe Livre, que é um programa do Governo Federal que proporciona a pessoas carentes portadoras de deficiência gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros. O Passe Livre é um compromisso assumido pelo governo e pelas empresas para assegurar o respeito e a dignidade das pessoas portadoras de deficiência. Vale destacar que esse é um direito que todos podem e devem defender ainda que não fosse regulamentado por lei. É um direito justo e é legal! Tendo em vistas que para as empresas infringirem a Lei 8.899 estão sujeitas a penalidade de multas.
Como ter o benefício?
Esse é um programa do Ministério de Transportes. Informações adicionais podem ser obtidas no site:

Cadê o Plano de Mobilidade Urbana em nível Nacional?
Aqui você pode acompanhar como anda o planejamento nas capitais brasileiras, encontrar documentos referentes aos processos e ainda cobrar aos governantes que os planos sejam feitos de forma participativa e atendendo aos interesses da população.
Para ver como está a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana da sua cidade e cobrar os prefeitos é só acessar o site abaixo e clicar no status de capa capital do mapa disponível:
Mapa do site Greenpeace

 #cadêoplanodemobilidadeurbana?

Você que é deseja saber mais sobre seus direitos disponibilizamos sites que podem ser acessados:
Dicasdedireito-passageirostambemeconsumidor/idecinstitutobrasileirodefesadoconsumidor
Informativos todos disponíveis em PDF:
·       Guia de Mobilidade
·       Cartilha – Direito dos Passageiros – Realização Proteste
·Livro de Legislação Federal sobre Pessoas com Deficiência  www.pessoacomdeficiencia.gov.br       



Saneamento e saúde

Saneamento e saúde
O que saneamento básico tem a ver com saúde pública?

A palavra saneamento vem de sanear que significa: tornar são, sanar, curar, sarar, tornar higiênico ou salutar; salubrizar. Resumindo podemos afirmar que saneamento equivale a dizer tornar saudável, ou seja, saneamento e saúde mantém uma relação estreita, pois as ações de saneamento atuam de forma preventiva, preservando e promovendo a saúde dos indivíduos. É comprovado que as ações de saneamento têm uma resposta direta na diminuição considerável do número de atendimento médico e hospitalar na região afetada, assim saneamento é considerada uma questão de saúde pública em todo o mundo.

Saúde e saneamento  estão diretamente relacionados e o acesso ao saneamento assim como o acesso a saúde é um direito constitucional de todo cidadão brasileiro. A importância dos sistemas de saneamento para a saúde vem sendo discutida no mundo inteiro, com objetivo de conscientizar os governos da necessidade de priorizar as ações na área de saneamento básico em todos os países onde há a escassez desses recursos. O Brasil está englobado nesse contexto, pois possui uma escassa rede de saneamento básico e de tratamento de esgotos.

Segundo a Organização Mundial da saúde a saúde da população de um país e a qualidade da água são inseparáveis, pois a qualidade da água consumida pela população é diretamente responsável por um grande numero de doenças,  como também está relacionado com  aspectos referentes ao lixo, a drenagem e aos esgotos.


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde):  “saúde é o bem estar físico, mental e social do cidadão” e saneamento é definido como “o controle de todos os fatores do meio físico do homem, que exercem efeitos deletérios sobre o seu bem estar físico, mental ou social”.

Segundo matérias veiculadas no Diário do Alto Tietê e no Diário de Suzano, Itaquaquecetuba figura como a pior Cidade em saneamento básico da região do Alto Tietê, de acordo com dados do IBGE. Na região do Alto Tietê mais de 140 mil pessoas vivem em condições precárias com esgoto a céu aberto e sem coleta de lixo. Em Itaquaquecetuba a situação é mais grave, 36% de todas as pessoas da região com esse tipo de problema são moradores de Itaquaquecetuba, isso equivale a 57.958 habitantes, sem esgoto e sem coleta de lixo.

Em Mogi das Cruzes, houve uma ação civil publica contra a Prefeitura de Mogi das Cruzes, SEMAE e a SABESP, que estão causando dano ao meio ambiente, deixando de fazer o integral tratamento de esgoto e permitindo o lançamento do mesmo in natura em diversos corpos d’água, como, por exemplo, nas nascentes existentes no loteamento Residencial Morumbi, no Rio Negro, afluente do rio Tietê e no Córrego dos Corvos, que também pertence à rede de drenagem do rio Tietê. Que foi penalizada com multa diária de não menos 100.000,00.


O Saneamento básico e a saúde estão correlacionados e são de extrema importância, sendo assim a intenção desse texto é mostrar o descaso das prefeituras com um dos maiores problemas de politicas públicas e conscientizar sobre casos próximos a nós, pois diversas vezes achamos que não existe por não conviver com essa realidade.


Entrevistamos a senhora, Fernanda Nishioka, engenharia sanitária, sobre saneamento e saúde, e com isso alguns pontos relevantes foram esclarecidos, confira a entrevista na íntegra:

Blog -       Sobre a qualidade da água o que se pode dizer?
 A qualidade da água é verificada através de uma serie de padrões para características físicas, químicas e biológicas. Esses critérios que definem a qualidade são adequados as suas diferentes finalidades; como a água para o consumo humano, uso industrial, agrícola, entre outras. A água potável, por exemplo, deve ser incolor, insípida e inodora, deve ser livre de substancias tóxicas e microrganismos, porém deve ter sais minerais recomendados `a nossa saúde. Já na água destilada, é totalmente ausente qualquer substancia que não a própria água. Essa não é boa para o consumo humano, sendo usada na fabricação de remédios e outros produtos.
Blog -  Dentre as impurezas da água: que tipo de impureza física, química, biológica e o que influencia no corpo humano?
Até mesmo as águas da chuva ou de lençóis freáticos e rios podem conter impurezas decorrentes do próprio ciclo hidrológico e da interferência humana nesse ciclo. Existem as impurezas em suspensão, geralmente físicas e biológicas: as bactérias, protozoários, algas, areia, argila, lodo, etc. As em estado coloidal, como: sílica, vírus e substancias vegetais. As dissolvidas, geralmente químicas: sais de cálcio e magnésio, sais de sódio e potássio, sais de ferro e manganês, gases, etc. E ainda os resíduos provenientes das industrias: fenóis, mercúrio, chumbo, e assim por diante. Todas essas impurezas, principalmente em grande concentração podem ser prejudiciais causando doenças desde infecção alimentar aquelas causadas por parasitas como a esquistossomose.
Blog -      Em relação ao saneamento que risco as pessoas correm? E como resolver este problema?
 A falta de saneamento expõe a população a um risco muito grande de contrair doenças relacionadas às deficiências com a higiene; o que leva a morte de milhares de pessoas todos os anos principalmente em regiões de baixa renda e periféricas aos centros urbanos. 88% das mortes por diarreias no mundo provem da falta de saneamento básico. Além disso, o gasto com a saúde pública aumentam significativamente por conta da falta de prevenção de doenças causadas por saneamento inadequado. O que não seria necessário com as devidas medidas preventivas e os gastos aplicados em infraestrutura.
Blog -         O que se pode dizer sobre o saneamento em relação ao planejamento urbano e controle social?
 Existe um instrumento de planejamento urbano municipal que tem por objetivo atender questões, não só como o saneamento, mas também de redes de infraestrutura, uso de solo urbano, questões de realidade física, social, econômica, administrativa e política da cidade e região. Tal instrumento é chamado “Plano Diretor”, já que estabelecem objetivos a curto, médio e longo prazo, bem como as atividades e os responsáveis por executa-las. O Plano Diretor é criado a partir de uma analise das necessidades de desenvolvimento urbano local, devendo ser aprovado por lei municipal. E de acordo com o Estatuto da Cidade, é obrigatório em cidades com mais de 20 mil habitantes, situadas em regiões metropolitanas. O saneamento sendo uma preocupação de política social, saúde publica e cuidado ambiental, deve estar inserido no PD (Plano Diretor) dos municípios levando em consideração a capacidade de infraestrutura e recursos naturais, além do fator crescimento e adensamento das áreas urbanas bem como a possibilidade de tratamento de esgotos e reutilização de água.
Blog -        O que o saneamento influencia no meio ambiente e o que eles fazem para não ter contaminação no solo?
 A principal influencia da falta de saneamento básico para o meio ambiente e especificamente para o solo se da através da contaminação da água. Quando os dejetos, com destaque para os industriais, são descartados em córregos e rios aquela água passa a ser prejudicial e inadequada não só para o consumo humano, mas para a fauna e flora dependente dela no determinado ecossistema. Um solo é rico justamente devido a presença desses seres que por ali nascem, vivem e se decompõe, dando ao solo a matéria orgânica necessária para o equilíbrio ambiental. É sabido também que resíduos de esgotos podem penetrar no solo contaminando com poluentes que podem atingir lençóis freáticos e provocar uma enorme alteração em todo o bioma afetado. 
Blog -        A população implica na alteração natural da água? Como? E o que eles estão fazendo para o controle desses poluentes?
 A forma como a população interage com o ambiente está intimamente ligada com a alteração da qualidade e quantidade de água no planeta. Desde a chuva acida, causada pela grande concentração de poluentes no ar, proveniente da queima de combustíveis e a falta de vegetação; até a deterioração de lagos, oceanos e rios através dos esgotos, lixo, dejetos químicos e mineração desenfreada. Por conta disso, uma das alternativas criada por alguns governos é a exploração de aquíferos. A solução para o problema da crescente poluição da água é a eficiência de medidas preventivas, tais como: a proteção do meio ambiente e dos mananciais (cuidado das reservas naturais, produzir menos poluentes, não retirada de matas ciliares nos rios e assim por diante); a divisão dos recursos hídricos, a infraestrutura para atender as necessidades básicas da população, incluindo tratamento e reusa da água; e sem duvida, o uso consciente. 
Blog -  Como é feito o tratamento para a reutilização da água de esgoto domestico e industrial, pois ambos têm resíduos diferenciados.
Para tratar os dois tipos de esgoto usam-se a cal. Que no esgoto industrial produz floculação de resíduos como metais pesados, fosfatos, etc; e no domestico ajuda na coagulação, elimina fermentação, odores e agentes causadores de doenças: os patogênicos. Para o esgoto industrial podem ser utilizados sais metálicos e polímeros que juntamente com a cal atuam para floculação de impurezas suspensas, o que depois facilitara a decantação. Dessas reações e processos, obtém- se um subproduto, a chamada “lama residual” formada por matéria orgânica e mineral. Em alguns casos em que ha resíduos muito tóxicos no esgoto a indústria é obrigada a construir uma estação própria de tratamento. Para o esgoto domestico, o tratamento é realizado em etapas. A primeira consiste em peneirar o lixo sólido; depois são retirados a areia e grãos de dejetos onde ocorre a decantação. A próxima etapa é realizada num tanque em quem bactérias se alimentam da matéria orgânica da água suja; apos isso os microrganismos são retirados e a água já tratada pode ser devolvida ao meio ambiente ou utilizada para irrigação e produção industrial, ate para lavar ruas, porém não é potável.
Blog -       Em caso de não tratada essa água como em locais que não tem saneamento que risco e doenças pode causar nos seres humanos?
 A água não potável quando consumida pode gerar uma grande lista de doenças, desde as que apresentam sintomas mais comuns e simples de tratar até  as mais graves que podem levar a óbito. As principais são: Diarreia infecciosa, Hepatite, Cólera, Leptospirose e Esquistossomose, sendo essa causada por um parasita transmitido por um caramujo que vive na água doce. E indiretamente, a falta de cuidado com a água contribui para a proliferação de agentes transmissores de outras doenças: a dengue, a malária e a febre amarela, já que esses agentes dependem de água parada para reprodução e em lugares propícios. 
Postagem – produto final do trabalho desenvolvido na disciplina Projeto Integrador III do curso de Direito da Universidade Braz Cubas sob orientação da Professora Adilsen Claudia Martinez, sendo integrantes do grupos e responsáveis os alunos: Andréia de Souza dos Santos, Carlos Renan de Oliveira, Evelyn Cassiano de Souza Cruz, Fernanda Fernandes Firmo, Maria da Paz Macedo, Yara Batista Justino da Silva